O segundo dia de evento foi marcado por momentos importantes para o presente e futuro dos engenheiros, arquitetos e administradores de rede da Caixa. Os painéis com dirigentes dos setores de Habitação, Logística e Governo, além da presença do presidente da Caixa, Carlos Vieira, destacaram a importância e a responsabilidade desses profissionais frente aos desafios e resultados da instituição.
Rodrigo Santos Costa, superintendente nacional da Rede Habitação, e Ana Paula Cunha, gerente nacional executiva de Habitação, apresentaram um panorama da atuação da Caixa no setor. Eles divulgaram números impressionantes: R$ 183 bilhões em financiamentos imobiliários e a construção de 694 mil imóveis para mais de 2,7 milhões de pessoas, somente em 2023.
Marconi Apolo Dutra, vice-presidente de Logística, e Raquel Metaxa, diretora nacional de Logística, discutiram os desafios enfrentados por arquitetos e engenheiros devido às mudanças no modelo de agência e na construção dos prédios da Caixa, além de temas estratégicos como novos hábitos dos clientes, trabalho remoto, sustentabilidade e uso racional dos recursos.
O presidente da Caixa, Carlos Vieira, prestigiou o evento e ressaltou a importância das categorias para o
desenvolvimento das ações e resultados da Caixa. Ele destacou a relevância de programas como o Minha Casa Minha Vida e o papel dos engenheiros e arquitetos.
“Estou aqui no encontro da ANEAC, um evento importantíssimo, que conta com um grupo de profissionais responsáveis por atividades tão importantes como o Minha Casa Minha Vida, saneamento, mobilidade urbana e, principalmente, por levar moradia digna e infraestrutura digna para o povo brasileiro”.
Ao encerrar sua participação, Carlos Vieira expressou sua gratidão pelo convite e parabenizou o presidente Luciano pela gestão da ANEAC. O presidente da ANEAC agradeceu a presença de Carlos Vieira e reforçou a importância da categoria, destacando a contribuição dos profissionais para os resultados da Caixa.
Propostas e Votações para Melhorias à Categoria
No período da tarde, os membros do Conselho Deliberativo, da Diretoria e das Representações Regionais iniciaram a avaliação e votação das propostas apresentadas pelos associados. Foram inscritas 28 propostas em quatro áreas temáticas: 15 de Apoio ao Associado, cinco sobre Acordo Coletivo, cinco sobre Governança ANEAC e três sobre Carreira Profissional.
Luciano explicou os próximos passos, afirmando que todas as propostas estão sendo debatidas de forma democrática com os participantes da assembleia. Em breve, os resultados da AGO serão divulgados aos associados, destacando as ações que terão continuidade e aquelas que não foram aprovadas.