As entidades reunidas demonstram sua convicção de que o aumento da meta atuarial em todos os planos da FUNCEF não será a melhor decisão para o cenário econômico atual!
Faltam estudos suficientes que validem esta proposta dentro das expectativas e necessidades de cada plano existente!
Lembramos que no presente momento a FUNCEF não vem cumprindo a meta estipulada para seus planos!
Então quais os reais objetivos desta proposta, carente das informações solicitadas e sem o amplo debate, a ser votada de forma rápida e urgente neste final de ano?
Entendemos que o aumento será para justificar investimentos em debêntures incentivas de infraestrutura, aumentando o risco dos ativos em todas as carteiras dos planos, uma decisão política que não condiz com os objetivos e reais interesses dos beneficiários.
Vivemos esta decisão no passado e enfrentamos no presente grandes prejuízos em nossas aposentadorias!
Não deixaremos que insistam nos mesmos erros, dando oportunidades a futuros equacionamentos!
Não nos convencem as publicações que justificam esse aumento por melhores aposentadorias aos empregados que aderiram ao PDV neste ano, sem alertar para o aumento imediato nos valores pagos pelo equacionamento e o risco de novos.
Esse discurso só nos traz ainda maior preocupação e atenção aos interesses envolvidos que possam beneficiar menores grupos e divergem de ações que prezam pelo coletivo de 115 mil pessoas, incluindo participantes ativos, aposentados e pensionistas.
As entidades se fazem unidas, na busca por estudos e documentos suficientes a melhor análise e ao amplo debate, em tempo necessário e com a seriedade que o tema exige.
Não daremos oportunidade a soluções que fujam aos reais interesses de nossas bases e que venham interferir de forma negativa na saúde dos planos!
Lutamos pela total transparência na melhor tomada de decisão quanto a politica de investimentos a ser adotada, a fim de não impactar o futuro dos participantes e assistidos de todos os planos da FUNCEF.
Continuaremos exigindo que os conselheiros eleitos pelos empregados e demais membros do conselho deliberativo da FUNCEF votem NÄO à proposta de aumento da meta atuarial!
É fundamental que seja dado o amplo debate a este tema de extrema relevância ao longo do próximo ano de 2025, para uma melhor tomada de decisão. Será necessário identificar se a diretoria da FUNCEF cumprirá as metas já estabelecidas, o que não vem sendo a realidade dos planos em 2024!