A Assembleia Geral Ordinária da ANEAC 2025 chegou ao fim no sábado (15), em Brasília, após dois dias de debates intensos e mais de 20 horas de trabalho. Com a participação da maioria dos estados, a AGO consolidou propostas, discutiu temas estruturantes para as carreiras e aprovou encaminhamentos que orientarão a atuação da associação em 2026.
A presidente do Conselho Deliberativo, Aline Siqueira, destacou o peso institucional do encontro. Segundo ela, a AGO é o momento em que a diversidade regional da ANEAC se traduz em decisões concretas. “Foram pautas debatidas, aprovadas, rejeitadas, algumas por unanimidade. Esse é o espaço em que a base se manifesta e onde os representantes atuam em nome dos profissionais que estão nos estados. Tivemos colegas novos, colegas experientes e uma troca que mantém a entidade viva e preparada para o próximo ciclo”, afirmou.
A diretora institucional, Jucélia Mendonça, reforçou o caráter estratégico da assembleia. Após retornar da COP30, ela destacou a importância de conectar temas técnicos, pautas regionais e o papel da ANEAC no diálogo com a matriz da Caixa. “Aqui a gente não apenas lista demandas. A gente repensa a nossa atuação como profissionais, ouve as ansiedades da base e consolida percepções que orientam o trabalho da diretoria. É produtivo, é plural e nos dá direção para o próximo ano”, disse.

Para o presidente da ANEAC, Luciano Macedo, a edição 2025 refletiu o crescimento do engajamento nacional. “Foram dois dias intensos de discussões e deliberações. A participação tem crescido ano após ano, e isso fortalece a ANEAC. Tivemos avanços importantes, como pautas da região Norte, condições de trabalho, concursos e expansão da Caixa e saímos com planejamento aprovado e bases sólidas para 2026. Agora, consolidamos o material e encaminhamos às áreas responsáveis para contribuir com uma Caixa ainda mais forte”, afirmou.
O encerramento marcou também o reencontro de profissionais de diferentes gerações e regiões, reforçando o papel da assembleia como espaço de articulação e alinhamento nacional. Mesmo realizada em pleno feriado, a AGO teve sala cheia até o fim, evidenciando o comprometimento dos representantes com a categoria e com a construção coletiva das diretrizes da associação.
Para ter acesso as pautas debatidas e votadas na AGO Brasília, e acompanhar o andamento das ações da diretoria, você poderá acessar a área restrita do associado, e acessar o painel interno de acompanhamento de pautas.
Ao entrar com seu login e senha, na barra lateral no menu propostas e na opção ações da diretoria, você poderá acessar os documentos de acompanhamento relacionados aos períodos 2023, 2024 e 2025.
Ainda neste mês de dezembro todas as pautas estarão sendo migradas para um novo módulo de acompanhamento onde o associado poderá ter acesso a documentos, comunicação e devolutivas de tratamento exclusivo para cada tema votado.
Esse é o resultado do esforço da diretoria em dar maior transparência, aprimorar a comunicação e a ampliar o engajamento e a participação dos associados.
