Nova diretoria da ANEAC toma posse com foco na valorização técnica e no compromisso com o desenvolvimento do país
Em uma noite emblemática para a representação técnica da Caixa Econômica Federal, a Associação Nacional dos Engenheiros, Arquitetos e Administradores de Rede (ANEAC) deu posse à sua nova diretoria, conselhos Deliberativo e Fiscal, além de representantes estaduais eleitos para a gestão 2025–2027. O evento aconteceu no dia 11 de julho, na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito (CONTEC), em Brasília, e reuniu lideranças de entidades representativas, empregados da ativa e aposentados da Caixa de todo o Brasil.

A solenidade reforçou a importância estratégica dos profissionais que atuam nas áreas de Engenharia, Arquitetura e de Tecnologia na Caixa. São eles que viabilizam, com rigor técnico, a análise e aprovação de projetos estruturantes para o país nas áreas de habitação, infraestrutura urbana, mobilidade, saneamento, equipamentos públicos e bens ativos do banco. Cada uma dessas obras financiadas e executadas com recursos da Caixa passa, antes, pelo crivo desses profissionais, o que faz da atuação técnica um verdadeiro pilar do desenvolvimento nacional.

Reeleito presidente da ANEAC, Luciano Macedo reafirmou esse papel. “A nossa entrega está presente em cada obra, em cada projeto que transforma o Brasil. E é isso que queremos evidenciar ainda mais neste novo ciclo: o valor da nossa atuação técnica e o compromisso com o país. A ANEAC vai seguir sendo um espaço de fortalecimento da nossa identidade profissional e de diálogo com todas as instâncias da Caixa e da sociedade”, afirmou o dirigente.
Luciano também destacou a necessidade de ampliar a visibilidade do trabalho técnico realizado dentro do banco. “Nosso desafio agora é mostrar à sociedade, aos gestores e aos próprios colegas da Caixa a relevância do que fazemos. E isso exige articulação, comunicação estratégica e presença institucional. Conto com cada associado para, juntos, caminharmos mais fortes nos próximos dois anos.”
Anfitrião da cerimônia, o presidente da CONTEC, Lourenço Prado, deu as boas-vindas à nova gestão da entidade e enfatizou a função essencial dos profissionais representados pela ANEAC. “Tudo o que há de natureza estruturante em nosso país depende da segurança técnica dos engenheiros e arquitetos da Caixa. São profissionais fundamentais para o Brasil, e essa casa estará sempre aberta para acolhê-los. Meus cumprimentos calorosos à nova diretoria. Muito êxito para vocês.”


A mesa de cerimônia da posse também contou com a participação do diretor de Habitação da Caixa, Beto Ceratto, representando o presidente Carlos Vieira, que não pode comparecer ao evento em decorrência de um chamado do presidente Lula para cumprir agenda no Espírito Santo.
O mote do evento, “Onde houver desenvolvimento, lá estará a Caixa, a ANEAC e VOCÊ, nosso associado”, serviu de fio condutor para os discursos e simbolizou o novo ciclo de gestão como um compromisso renovado com o Brasil e com o serviço público de qualidade.
Nova federação é lançada durante a cerimônia
Durante o evento de posse, foi assinado o estatuto da Federação Nacional das Entidades Associativas de Empregados e Aposentados da Caixa (FENEAC), formada inicialmente pela ANEAC, ADVOCEF, AudiCaixa, SocialCaixa e ANACEF. A iniciativa nasce com o foco de ampliar a atuação institucional, política e associativa no cenário nacional.

Representando a ANEAC, entre as entidades fundadoras da Federação, Luciano celebrou o momento. “É uma alegria enorme participar da fundação dessa federação ao lado de entidades tão representativas. A FENEAC será um elo importante entre empregados, aposentados e os espaços de decisão do país”, concluiu Macedo.

Para Carlos Castro, que assume a presidência da nova entidade, a FENEAC nasce com um propósito claro. “Queremos abrir mais espaço, ter mais voz, mais voto. Nossa luta é por uma Caixa 100% pública, por um bom plano de saúde, aposentadoria digna e o fim do equacionamento da FUNCEF. Vamos buscar parcerias amplas para cumprir com responsabilidade esse novo papel”, relatou Castro.
Ao longo da cerimônia, outras lideranças de entidades parceiras também deixaram suas mensagens de apoio à nova gestão da ANEAC. Em clima de reconhecimento e compromisso coletivo, os depoimentos reforçaram a importância da atuação técnica na Caixa e a integração entre as associações que representam o corpo funcional do banco.

Marcelo Quevedo, presidente da ADVOCEF
“A ANEAC é uma parceira histórica da ADVOCEF. Temos uma agenda técnica comum e um compromisso institucional com o quadro técnico.”
Maria Leiza Cesar dos Reis, diretora de Finanças da CONTEC
“É com grande alegria que estamos recebendo aqui hoje os funcionários da Caixa, em especial o evento de posse da ANEAC. A CONTEC é a casa do bancário, e Nós estamos aqui para recebê-los.”


Eloisa Moura, presidente da SocialCaixa
“O que nos une à ANEAC é o compromisso com o social. Juntos, somamos força técnica e responsabilidade social.”
Marconi Apolo, presidente da FENAG
“A recondução da diretoria da ANEAC reafirma o trabalho sério e a integração das entidades em defesa do funcionalismo técnico da Caixa.”


Luiz Claudio Marino, diretor Administrativo da ANEAC
“Vivemos um momento de renovação. O desafio é transformar essa nova composição em ação concreta pela Caixa e pelo país.”
Conheça os nomes dos membros da nova Diretoria, Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal da Gestão ANEAC 2025-2027.
Gestão 2025–2027 – Diretoria Executiva
- Presidente: Luciano Neira de Macedo
- Vice-Presidente: Marcelo Luís Martins Prado
- Diretora de Secretária: Helena Riscala Almeida Ribeiro
- Diretor Financeiro: Raphael Massi Sposito
- Diretor Administrativo: Luiz Claudio Marino
- Diretora Institucional: Jucelia Cabral Mendonça
Diretores Regionais
Marcelo Mavignier Jung, Herbert de Alencar Martins, Carlos de Faria Coelho de Sousa, André Henrique Carmo Luís da Silva, Valéria Franco Lerrer, Carlos Eduardo Gomes Carneiro, Renan Knoll, Ignácio Ribeiro Pessoa Montenegro Junior e Marcio Omar Pereira Vilela.
Conselho Deliberativo
Titulares: Aline Faria Siqueira (Presidente), Sérgio Luiz Grande, Erieldon Bezerra Leão, Gian Franco Salamoni, Guilherme Macarrão Iervolino Souza.
Suplentes: Ciro Cormack Junior, Daniel Meinberg Schmidt de Andrade, Vítor Hugo Piana Serpa, Guilherme Caldas Brito, Valdemir Nery de Santana Júnior, Adriano Goes Orge, Emidio Ximenes Pinto, Wagner José Alves Marques, Wagner José da Silva Mendes.
Conselho Fiscal
Titulares: Maristela Mitiko Okamura (Presidente), Paulo Víctor Medeiros da Fonseca, David Barbosa Castro, Juliana Benoni Arruda Lima, Maurício Faustino Gonçalves.
Suplentes: Gustavo Rattmann Sechi, Mauro Sérgio Cabral Lage, Gilberto Mezzomo dos Santos, Valdemir Nery de Santana Júnior.
Representação Estadual
A nova gestão contará com 100 representantes estaduais, sendo 19 da região Sul, 31 do Sudeste, 11 da região Norte, 11 do Centro Oeste e 28 do Nordeste.
Clique aqui para conferir a galeria de imagens da Cerimônia de Posse da nova gestão ANEAC 2025-2027.