Primeira rodada de reuniões específicas com a CAIXA aconteceu em Brasília. Para o presidente da ANEAC, Luciano Macedo, a defesa do plano de saúde e a proteção dos aposentados são o centro do debate.
A Associação Nacional dos Engenheiros e Arquitetos da Caixa (ANEAC) marcou presença na primeira rodada de negociações específicas com a Caixa Econômica Federal. O encontro, conduzido pela CONTEC na última quinta-feira (09), em Brasília (DF), reuniu representantes do banco e entidades associativas convidadas para debater as demandas mais urgentes dos empregados de todo o país.
Embora a pauta tenha incluído temas essenciais como diversidade, equidade e a melhoria contínua das condições de trabalho e cláusulas sociais, o centro das atenções, e a pauta mais sensível da negociação, foi o Saúde Caixa.
Diante da complexidade do tema e dos impactos diretos na vida dos trabalhadores, a ANEAC tem se posicionado firmemente para garantir que os direitos da categoria sejam preservados. O presidente da ANEAC, Luciano Macedo, destacou a importância de as associações participarem ativamente dessa construção e foi categórico sobre a posição da entidade em relação ao plano de saúde:
“O Saúde Caixa não é apenas um benefício, é o maior patrimônio do empregado da CAIXA, construído com muito suor e dedicação ao longo de décadas. A nossa participação nesta mesa de negociação tem uma premissa clara: a sustentabilidade do plano não pode ser feita à custa do estrangulamento financeiro dos trabalhadores da ativa e, principalmente, não pode penalizar os nossos aposentados e pensionistas, que dedicaram uma vida inteira para erguer a empresa que temos hoje. Precisamos de soluções justas, transparentes e construídas a várias mãos”, afirmou Luciano.
Representantes sindicais e associativos concordam que o debate sobre o Saúde Caixa exigirá tempo e análises profundas. Uma minuta detalhada já foi entregue pela CONTEC para embasar as próximas conversas. A presença das associações, como a ANEAC, fortalece a representatividade técnica e política na mesa, garantindo que as especificidades de cada segmento sejam ouvidas.
As mesas de negociação específica com a CAIXA terão continuidade nos dias 17, 23 e 31 de julho, em São Paulo. A ANEAC seguirá acompanhando cada passo e informando seus associados sobre os desdobramentos dessas tratativas.
