O 6º BIM CREA/SC, realizado em Florianópolis, reuniu importantes especialistas em projetos e da construção civil para discutir a implementação do Building Information Modeling (BIM) e suas diversas aplicações, tanto no mercado privado com no setor público. O evento promoveu um espaço de troca de experiências e conhecimentos sobre os desafios e progressos dessa metodologia que traz a gestão da informação e dados dos modelos e suas aplicações para melhorar processos.
Luciano Macedo, presidente da ANEAC, ressaltou a importância de integrar as diferentes áreas da CAIXA para fortalecer as estratégias de implementação do BIM, que visa transformar a gestão de projetos e obras. Ele destacou que a colaboração entre os setores público e privado é fundamental para alavancar a inovação na construção civil.
A CAIXA trouxe para o evento a jornada que vem sendo implementada nas áreas de atuação do seu corpo técnico de arquitetos e engenheiros, com apresentações que contaram com a participação de especialistas de cada área, incluindo: Habitação, representada por Mariana Golsman de Oliveira e Fernanda Ferrari; Logística, com Márcio Ferreira; e Governo, com Guilherme Silva Nascimento, Rodrigo Moura Vieira, Lya Mourão e Ricardo Trevisan.
Patrocinado oficialmente pelo CREA-SC, o evento incluiu um palco principal com palestras e salas temáticas, onde os participantes puderam aprofundar debates sobre as melhores práticas e inovações no uso do BIM. A apresentação da ANEAC destacou os desafios em integrar as necessidades de todas as áreas nesta iniciativa de implementação do BIM nos processos da CAIXA e fortaleceu a importância da capacitação entre engenheiros e arquitetos. Para Macedo trazer os especialistas que estão atuando em suas áreas para participar e colaborar em conjunto deste fórum de conhecimento e debate foi de extrema relevância para os próximos passos e a estratégia de implementação do BIM na CAIXA.
Além das discussões sobre desafios técnicos e operacionais, o evento também enfatizou a importância da capacitação e da formação contínua de profissionais para garantir a eficácia desse tipo de metodologia. O 6º BIM CREA/SC se destacou como uma plataforma valiosa para atualização e troca de experiências, reafirmando o compromisso com a inovação no setor da construção civil.
Com um foco claro na evolução do setor, o 6º BIM CREA/SC se mostrou uma plataforma valiosa para profissionais que buscam se atualizar e contribuir para o futuro da construção civil no Brasil.