(61) 3226-7449      

27 de Jul. 2023

ANEAC participa do ato de assinatura do protocolo DIVERSIDADE da CAIXA

 

Após a homologação do acordo de intenções, que promove ações de inclusão e valorização das diferenças, foi dado posse às Comissões Regionais

O diretor-presidente da ANEAC, Luciano Macedo, participou na manhã desta quinta-feira (27) na CAIXA Cultural em Brasília/DF, do ato de assinatura do Protocolo de Intenções CAIXA DIVERSIDADE e os Ministérios. Além da presidente Rita Serrano, a cerimônia contou com a presença de autoridades.:  Márcio Mâcedo, ministro da Secretaria Geral da Presidência; Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial; Rita de Oliveira, Secretária Executiva do ministério dos Direitos Humanos e Cidadania;  Maria Helena, Secretaria Executiva Ministério das Mulheres, Eloy Terena – Secretário Executivo dos Povos Indígenas, Maria  Fernanda Ramos Coelho (primeira presidente da CAIXA no período de 2006-2011), da Secretaria  Geral da República e entidades representativas.

Criado para fortalecer o diálogo com os empregados nas discussões das diferentes temáticas, o programa Diversidade e Inclusão está estruturado em cinco eixos prioritários: equidade de gênero, raça/cor, gerações, PcDs (pessoas com deficiência) e LBGPQIA+. O acordo incentiva práticas de gestão que promovam a inclusão e ratifica o repúdio a qualquer forma de preconceito e discriminação.

Rita Serrano falou sobre a importância da retomada do programa e da meta do plano estratégico institucional até 2026: “Precisamos ter nos cargos de chefia e direção a mesma proporcionalidade que temos no banco de mulheres, negros, indígenas, PcDs e LGBTQIAP+. A pauta da diversidade não é só da CAIXA, mas do governo federal”, afirma.  

Para Luciano Macedo o programa é um avanço: “Sabemos que nosso país foi construído com base na escravidão, na desigualdade dos povos e no preconceito de raças e gêneros! Hoje a CAIXA avança na cultura do respeito e pela inclusão, por um país mais justo e de igualdade a todos”, diz o presidente da ANEAC.

Comissões Regionais da Diversidade

Também foram empossados os membros da Comissões Regionais (Norte, Nordeste, Centro-oeste, Sudeste e Sul) que são formados por
 empregados da CAIXA e que possuem características identitárias diversas,  representantes sindicais e gestores estratégicos.  Caberá as Comissões fomentar debates acerca das temáticas, e ainda atuar como multiplicadores da cultura, do respeito e da valorização da empresa pública.

Além da ANEAC, participaram do evento:  ADVOCEF, FENAG, FENAE. CONTEC, e CONTRAF.






SBS, Quadra 2, Bloco Q, Lote 3, Ed. João Carlos Saad, 14º, Sala 1410 - Brasília/DF - CEP: 70.070-120

Tel (61) 3226-7449