24 de Mai. 2022
ANEAC abre X ENCONTRO TÉCNICO 2022
Representantes da CAIXA, da FUNCEF e de entidades de empregados prestigiaram solenidade de abertura.
Na noite de ontem (23), a Associação Nacional dos Engenheiros, Arquitetos e Administradores de Rede – ANEAC abriu a décima edição do ENCONTRO TÉCNICO 2022, em Brasília, DF, na presença de diversos dirigentes da CAIXA, representantes e associados de todo o Brasil além de lideranças de entidades de empregados da empresa pública.
Às vésperas de completar duas décadas de fundação, a Associação retoma sua agenda bianual na modalidade presencial para debater “Os Desafios e as Oportunidades para a Retomada Pós-pandemia”.
Prestigiaram a abertura do evento, os representantes da Diretoria da CAIXA, Sérgio Rodovalho, Rodrigo Costa, Alexandre Cordeiro e Kleyferson de Araújo. Pela primeira vez, em quase 20 anos de história, a ANEAC contou com a presença do presidente da FUNCEF. Há quase um mês, a diretora regional da ANEAC, arquiteta Helaine Coutinho Cardoso, foi eleita conselheira deliberativa suplente da Fundação. A primeira tesoureira da Advocef, Anna Claudia de Vasconcellos, parceira de longa data da ANEAC, também participou da cerimônia de abertura do evento.
O diretor-presidente da ANEAC, Geraldo Aires, lembrou que a CAIXA é referência nacional da área de Habitação para ressaltar a importância de se debater a atuação do maior banco público da América Latina no cumprimento de sua missão social de fomentar as políticas públicas que propiciam o desenvolvimento do país, a redução das desigualdades socioeconômicas e a inclusão de milhões de cidadãos brasileiros no acesso a condições adequadas de subsistência: “é muito gratificante ouvir de uma pessoa sobre a satisfação e até o alívio ao ver a execução de uma obra tão esperada que mudará toda sua vida como aquelas de infraestrutura de combate às enchentes”, ressaltou Aires.
Kleyferson enalteceu o papel transformador e diferenciado do corpo técnico de engenheiros e arquitetos numa instituição financeira de tamanha dimensão, como a CAIXA, pré-selecionado já no ingresso na empresa pública, do quanto contribui e ainda pode contribuir com áreas como VIGOV, VIHAB, VILOP, ainda mais, neste novo momento de pós-pandemia.
Rodovalho mencionou a necessidade de se discutir as inúmeras transformações que continuamente se descortinam na sociedade, a importância de se promover o aprimoramento profissional por meio desta troca constante de conhecimento técnico e teórico, para continuar relevante e colaborar com as novas oportunidades de construção de um futuro ainda melhor.
FUNCEF, de portas abertas - O presidente da FUNCEF, Gilson, falou da política de portas abertas da FUNCEF para unir esforços em prol da Fundação, que faz parte da história e da vida de todos os mais de 137 mil participantes, que a constituíram com o esforço de seu trabalho, sempre no sentido de encontrar as melhores soluções.
Gilson ainda ressaltou o quão importante é os participantes acompanharem ao requerer um produto CredPlan, pensando na sua gestão de carreira e no seu próprio futuro e de sua família.
O presidente da FUNCEF falou sobre governança, desafios de cessão de profissionais da CAIXA à FUNCEF, o plano de desinvestimento imobiliário visando mais liberdade de alocação dos recursos para melhor aproveitamento das oportunidades de investimentos no mercado, a prévia dos resultados do 1T22 e a preocupação em manter um diálogo aberto com o universo diverso de participantes.
BIM na VILOP - estratégia de implantação BIM na Logística
Brasília, 24 de maio de 2022 - A diretora Regional da ANEAC, arquiteta Helaine Coutinho Cardoso e a arquiteta Renata Trindade, abriram as atividades do primeiro dia do X ENCONTRO TÉCNICO apresentando as estratégias de implantação da metodologia BIM – Building Information Modeling na Vice-presidência de Logística e Operações da CAIXA.
Assim, Helaine e Renata expuseram a análise ambiental para a implementação desta metodologia de gestão dos projetos que permeia todo o ciclo de vida das edificações, os objetivos, perspectivas, possibilidades e resultados esperados como melhoria na qualidade dos projetos, mais eficiência e redução de custos.
Esta edição do evento propõe identificar soluções para a retomada dos setores relacionados à Engenharia, Arquitetura e Agronomia da CAIXA, nas áreas de habitação, de infraestrutura urbana e rural, logística, ambiental e tecnologia da informação, por meio de análises e amplos debates, considerando a dura crise imposta pela pandemia de covid-19 qe levo empresas à falência, amento de desemprego e déficit habitacional, afetando frontalmente a área da construção civil no Brasil.
CEE Caixa fala sobre campanha salarial